Ventury Etiquetas

Tipos de Adesivos

A Ventury Etiquetas a mais de 25 anos no mercado brasileiro se destaca pela excelência na fabricação de etiquetas adesivas e rótulos, muito utilizadas em automação, logística, identificação, movimentação de materiais e produtos, e rotulagem em geral.

A etiqueta adesiva é composta na sua grande maioria por 3 produtos: São eles o frontal ( material em celulose ou sintético, para marcação, identificação ou rotulagem ). O Adesivo em seus vários tipos e gramaturas e o liner ( material siliconado para ancoragem das etiquetas ).

 Hoje vamos falar um pouco, sobre os principais adesivos usados em etiquetas:

Os principais tipos de adesivos disponíveis no mercado são, o adesivo permanente, o adesivo removível/reposicionável, e o adesivo térmico e o sensível a pressão.

Para os adesivos permanentes, os principais são:

Adesivo Acrílico – Normalmente é o adesivo mais econômico que temos à disposição, a base de água, em várias gramaturas, e muitas vezes o mais indicado para marcação e identificação em geral.

  • Exemplo de aplicação – Metais lisos, papel ou cartão, plásticos lisos, laminado de madeira sem poros, tubos de ensaio, etc.

Adesivo Borracha –   Normalmente é um adesivo mais encorpado, a base de solvente ou agua, com boa estabilidade em qualquer temperatura ambiente, e baixíssima elasticidade: isso permite sua ótima adesão em uma série de superfícies, já que a etiqueta não se movimenta depois de colada.

  • Exemplo de aplicação – Caxias de papelão, plásticos, chapas de aço, vidros, matérias produzidos com desmoldantes, etc.

Para os adesivos removíveis, os principais são:

Adesivo removível – Normalmente é um adesivo de base acrílica, com uma baixa camada de cola adesiva, para aplicações diferenciadas, onde exista a necessidade de remoção posterior da etiqueta, de forma regular e simples, sem deixar resíduos.

  • Exemplo de aplicação – peças de porcelana, cristais, chapas de alumínio, utensílios de cozinha, equipamentos, etc.

Adesivo reposicionável – Em sua maioria, é um adesivo de base acrílica, com uma média camada de cola adesiva, composta por um inibidor de cura (anti-catalizador), usado para aplicações especificas, onde exista a necessidade de remoção e reaplicação da etiqueta, também de forma regular e simples, sem deixar resíduos na sua remoção.

  • Exemplo de aplicação – todo processo composto de duas ou mais fases, onde a etiqueta tenha que ser inicialmente aplicada para identificar o produto, e que em alguma fase do processo ela tenha que sem removida, e reaplicada novamente. Podemos citar a indústria de vidros temperados, onde a etiqueta tem que ser removida para a tempera do vidro, e reaplicada novamente para indicar o produto final que ela compõe.
  • A indústria automobilística, que identifica a carroceria dos veículos, no início da fabricação e remove a etiqueta para o banho químico anti ferrugem, e reaplica novamente a etiqueta que com seu código de barras, identifica, cor, acessórios, cliente, etc.

 

Para os adesivos térmicos, e os adesivos sensíveis a pressão, os principais são:

Adesivo Termossensível – Este produto, em especial, normalmente é uma formulação química, que possui acelerado processo de catalisação, dispensando assim o uso do liner ( material de ancoragem ). Possui alta sensibilidade a temperatura, e quando aquecido, retoma a sua aderência ao toque.

  • Exemplo de aplicação – Hot stamping, transfers, etiquetas de composição para roupas esportivas e de alto desempenho, sapatos e tênis, Heat Patch,

Adesivo Cold – Temos ainda, o adesivo usado para aplicações a frio, que também dispensam o uso do liner (material de ancoragem). Este adesivo, de forma sólida, já catalisado, readquire sua adesividade, quando submetido a uma determinada pressão.

  • Exemplo de aplicação – Cold stamping, Cold Foil, Heat Patch, holográficos, Indústria Farmacêutica, etc.

Em uma próxima oportunidade vamos falar sobre os vários tipos de frontais para etiquetas.

WhatsApp chat